terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Leite de Sementes de Abóbora e de Girassol


Depois de um fim-de-semana de mimo e colo em casa dos papás, chega o domingo e prepara-se o regresso... Vai-se à horta, colhem-se legumes, lavam-se legumes, embalam-se legumes... lancha-se (porque jamais me deixariam sair de estômago vazio!)e dá-se início ao regresso.

Chega-se a casa, com o sentimento de domingo à noite, véspera de dia de trabalho... Arrumam-se os legumes e prepara-se a marmita (sim, para além dos legumes roubo todos os restinhos de comida do fim-de-semana aos meus pais: o arroz com feijão de sábado ao almoço, a sopa feita no domingo, a resto de batatas cozidas do jantar, etc...) e num suspiro apercebo-me que tenho almoço, sim, mas não tenho pequeno-almoço! Ups! Sem vontade de ir a correr a um qualquer hipermercado e menos ainda de me por a fazer pão ou qualquer coisa que valha num domingo à noite... sou salva pelo pequeno tupperware com sementes e frutos secos que me costuma servir de consolo quando me dá uma daquelas gulas por guloseimas...

Vai tudo para dentro de um bowl com água... e de manhã sairá um belíssimo leite vegetal com o qual posso fazer um batido reconfortante!

Pensado e feito... 2ª feira de manhã começo o dia com a Bimby a triturar sementes  e a acordar a vizinhança... Mas nem 10 minutos depois tinha um incrível leite de sementes de abóbora e de girassol (com uns vestígios de amêndoa e nozes).

Coei, retirei um copo um copo de leite que voltei a meter na Bimby com uma banana, uma colher de sopa de aveia em flocos, uma colher de sopa de cacau e uns pós de canela... tritura mais um bocadinho e.. feito! Lá tive direito a um momento relaxante e beber o meu leite acabado de fazer, até me aperceber que com isto de ter leite fresco pela manhã fiquei atrasada!!

Para o leite:
- Usei o equivalente a 1 chávena e meia de sementes de girassol e de abóbora (com algumas - pouquinhas - amêndoas e nozes pelo meio)
- 1 L de água mineral ou filtrada

As sementes ficarem de molho durante a noite. De manhã, coei e triturei-as com 1L de água mineral. Depois com ajuda de um pano fino, coei para uma jarra. Achei que o sabor ficou muito intenso por isso em vez de 1L, acrescentei mais 0.5 L e fiquei com 1.5 L de leite!! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...