sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Iogurte natural de soja com creme de ameixa seca


Normalmente comporto-me muito mal ao pequeno e não me alimento como deveria... as correrias entre o tomar banho, arranjar-me, tratar da marmita, arrumar a louça da máquina que ficou a lavar na noite anterior, ...., deixam-me sem espaço para me sentar calmamente e desfrutar de um bom pequeno-almoço. Sim, porque por incrível que parece as minhas refeições preferias são pequenos-almoços e lanches pela variedade de iguarias que podemos desfrutar - isto, claro, se tivermos tempo para as preparar e tempo para as degustar sem pressas! O que por norma, não acontece...

Mas há dias em que, apesar do "corre-corre", me sinto inspirada! Esta foi uma dessas alturas. É tão simples de fazer que se torna ridículo dizer que não se tem tempo... Mas sei que quem se identifica com o meu inicio de manhã, me compreende! :)

A base é compota de ameixa seca. Tinha lá algumas por isso tirei-lhes os caroços e deixei-as a hidratar em água quente durante 30 minutos. Depois foram para dentro da Bimby e 7 minutos na vel.5 deixou-as num creme verdadeiramente apetitoso! (É óbvio que isto já estava feito no dia anterior com a ideia de comer o creme com umas bolachinhas!)

Por cima desse creme coloquei iogurte de soja. (Sim, também já estava feito! Por norma tenho sempre iogurtes caseiros em casa, são práticos para levar para o trabalho e comer a meio da manhã ou da tarde! Faço-os eu porque acho que são de longe mais apetitosos que os de compra, com a vantagem de não terem corantes ou conservantes ou outros "antes" que não nos fazem muito bem!).


Por cima do iogurte coloquei alguma fruta desidratada  (coco, morango, ananás e papaia - sim, também costumo ter fruta seca em casa para fazer granola caseira, que também é outra boa alternativa para pequeno-almoço!).

Et voilá!

Para o iogurte:
- 1 iogurte natural de soja
- 1 L leite de soja
- 3 c. sopa de leite de soja em pó
- 3 c. sopa de agar-agar

Aqueça o leite (até 50º no máximo - se não conseguir aguentar o dedo no leite é porque está muito quente!), misture bem todos os ingredientes e leve à iogurteira por 8h ou abafe num local quente durante 10/12h (envolva numa manta polar e coloque dentro de um saco térmico, por ex.) . Leve ao frigorífico durante 4h e está pronto a consumir.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...