terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arroz Thai com feijão e espinafres


Adoro arroz de feijão, arroz de tomate, arroz de ervilha, arroz de cenoura... enfim, fazem-me lembrar a minha infância já que lá em casa comia-se muita vez estes "arrozes". No entanto, não costumo fazê-los com muita frequência, o meu namorado só gosta de arroz simples e isso condiciona-me um bocado porque não me apetece ter de fazer dois tipos de arroz!!

Este começou por ser um arroz de tomate mas isso foi antes de me aperceber que só tinha um tomate e que não seria suficiente, por isso optei por juntar-lhe um segundo ingrediente: o feijão vermelho! E ainda não satisfeita, pensei que seria interessante juntar-lhe umas folhinhas de espinafres para acabar com um resto de um saco de espinafres que me tinham dado. (Isto de ser vegetariana tem vantagens, nunca antes me tinha dito "olha, tenho aqui uns bifes e como gostas de carne, toma lá!", mas agora dizem-me algumas vezes "olha, tenho aqui uns espinafres/tomates/beringelas/etc. a mais, toma que sei que gostas!" E claro, eu agradeço muiiiito, até porque prefiro 1 milhão de vezes os produtos cultivados nas hortas pequenas do que os produzidos em massa para serem vendidos nas grandes superfícies...).

Mas voltando ao arroz.... assim saiu um arroz de tomate com feijão e espinafres. Mas não usei o arroz normal! Optei por arroz Thai, já sabem que gosto de "excentricidades" culinárias! hehehe
Conhecido como arroz “Thai” ou “Jasmin”, deriva da cultura tailandesa e é conhecido como um dos arroz mais agradáveis e aromáticos do mundo. O seu aroma natural e sabor único fazem com que seja um prazer para o paladar!

Ingredientes:
- 1 chávena de chá de arroz Thai
- 1 tomate grande descascado e partido em pedaços
- 1 cebola picada
- 1 c. sopa de azeite virgem
- 1 chávena de chá de feijão vermelho cozido
- 1 chávena de chá de folhas de espinafres
- 1 c. sopa de levedura de cerveja
- 3 chávenas de chá de caldo de legumes (ou água)

Preparação:
Comece por colocar a cebola e o azeite e deixe alourar um bocadinho, acrescente o tomate e deixe cozinhar uns 2 ou 3 minutos para o tomate começar a desfazer-se. Coloque o arroz e o caldo de legumes, cozinhe cerca de 10 minutos, acrescente o feijão e deixe cozinhar até ter o arroz quase cozido (mais uns 5 minutos), junte os espinafres e a levedura de cerveja e envolva bem. Desligue o fogão e sirva de imediato. Não deixo os espinafres cozerem demais para não lhes retirar as suas propriedades e a comer nem se nota já que é uma folha muito leve.
O arroz fica "malandro" por isso se precisarem coloquem mais água ou caldo de legumes.

E aqui temos uma refeição equilibrada: a proteína - feijão, os cereais - arroz, e os legumes - espinafres! :) Ainda acham que precisam de carne? :p Ah, a levedura de cerveja uso quase em todas as receitas porque tem B12 (aquela vitamina de origem animal que não se encontra nos legumes). A que eu uso é de sabor suave porque sabe a tradicional sabe a queijo, o que é bom como alternativa em pratos como o risoto mas que nos pratos tradicionais não gosto muito...



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...