quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bolo Mágico de Chocolate (ovo-vegetariano)


Este bolo foi feito em Agosto, para o 36º aniversário de casamento dos meus pais.
Enquanto andava à procura de um bolinho para fazer a minha mãe viu esta receita e ficou encantada.. pediu-me para fazer e não lhe disse que não! A receita leva ovos e como o bolo é diferente dos bolos tradicionais fiquei com receio que ao substituir os ovos alterasse por completo a textura por isso usei, até porque como já sabem temos galinhas lá na quinta e os ovos vão aparecendo. Recuso-me a comprar ovos mas acho um perfeito desperdiço deixar estragar estes que são 100% biológicos e de galinhas criadas ao ar livre...
 A receita é antiga mas tinha lá a indicação que tinha sido retirada do blog "Receitas Para a Felicidade".
De facto  o bolo é fantástico, ficou divido em 3 camadas, cada uma delas com uma textura diferente! Os meus pais adoraram e eu fiquei satisfeita.

4 ovos
1 CS de água
150 gr de margarina derretida
65 gr de farinha 
50 gr de cacau 
500 ml de leite de soja (ou outro vegetal) morno
1 pitada de sal
1 CC de extrato de baunilha 
1 CC de vinagre 

Pré-aqueça o forno a 160°C.
Unte e enfarinhe uma forma retangular.
Bata as gemas com o açúcar e 1 CS de água até ficar um creme cremoso.
Adicione a margarina, a baunilha e o sal e continue a bater até estar incorporado.
Peneire a farinha com o cacau e vá misturando ao preparado anterior. Adicione o leite vegetal aos poucos e bata para incorporar (a mistura fica líquida, não se admire!) 
Bata as claras com o vinagre. Adicione à massa.
Despeje na forma e leve ao forno cerca de 45 minutos.
Deixe arrefecer totalmente, corte em quadrados e sirva polvilhado com cacau ou açúcar baunilhado em pó.


2 comentários:

  1. Que giro! Deve ficar mesmo bom :) Acho que nunca fiz um desses "bolos mágicos", são mesmo engraçados :)
    Parabéns dois meses atrasados aos teus pais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha experimentado uma vez fazer um e o resultado tinha sido muito bom, a receita anda algures por aqui no blog.. Por isso, tive confiança para repetir. Acabam sempre por ser diferentes e as pessoas gostam muito pela diferença de texturas. :)
      Obrigada!! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...