quinta-feira, 8 de maio de 2014

Manteiga de Amendoim



Se há uma gulodice que me deixa de água na boca é a manteiga de amendoim mas como é tão cara, normalmente passo ao lado e nem olho para a prateleira do supermercado... Não vá cair em tentação... Mas, curiosamente, na semana passada li um artigo em que eram referidos os vários benefícios da manteiga de amendoim, salvo, claro seja, as carradas de açúcar e de óleo extra que trazem as de compra e que seriam totalmente supérfluos se se fizesse em casa... Um ponto ligou a outro e deu-se um clique no meu cérebro! Toca de ir comprar amendoins e ontem à noite decidi experimentar!
Confesso que depois de já me doerem as mãos de tanto amendoim descascar e fui pesar a achar que até podia comer uns quantos.. Só tinha 90 gr! 90 gr. das 300 gr que pretendia... Por mais uma ou duas vezes (ou 3 ou 4) pensei em desistir com um "já estou farta disto, descasco mais amanhã" mas a vontade de ter manteiga de amendoim para comer num pãozinho torrado pela manhã falou mais alto e lá continuei a tarefa de descascar os ditos amendoins...

Finalmente consegui as minhas 300gr de amendoins descascados!!
Coloquei-os no copo na Bimby e toca a triturar, a abrir o copo e descer todos os bocadinhos que iam ficando agarrados no cimo do copo, a triturar mais um bocado, a ter de voltar a abrir o copo e descer os pedacinhos........ Até que finalmente os pedacinhos deixaram de saltar e consegui aguentar na vel.4 durante 20 minutos. De vez em quando la ia espreitando e ficando contente ao ver que depois de muito triturados os amendoins começaram a largar o seu óleo e começou a formar-se um creme!!

No final e porque não gosto da manteiga muito espeça, deitei duas colheres de sopa de leite de soja e 1 c. de sopa de açúcar amarelo para adoçar um bocadinho. Envolvi mais uns 30 seg. na vel 2 e estava prontaaaaaaa!!!! 



Na altura tive imensa vontade de levar uma colherada à boca enquanto colocava a manteiga num fresquinho mas resisti à tentação porque estava morna (sim, o motor da Bimby vai aquecer e chegar aos 50° mas é normal devido à força das lâminas).

Deu-me para 2 fresquinhos (ou um frasco daqueles de doce que se vendem).
Hoje de manhã lá estava ela no meu pãozinho de cereais e estava deliciosa, não deve em nada às de compra, é muito mais saudável e muitíssimo mais barata (cerca de 400% mais barata!!!).


4 comentários:

  1. Se gosta assim tanto de manteiga de amendoim basta visitar este site http://mywhey.pt/collections/all/products/peanut-butter

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja boa mas tal como disse no final, o que compensa mesmo a pena em fazer em casa é o preço! Por pouco mais de 1€ comprei um saco de 500gr de amendoins, usei 300gr e fiquei com um frasco cheiinho! :) Mas obrigada pela dica, quem sabe se um dia me der um ataque de preguiça prolongado, opto por comprar! :)

      Eliminar
  2. Eu já fiz mas usei amendoins descascados e crus :) Ficou muito boa, mas fiz com a varinha mágica (secaaaaa) e demorou imenso tempo... ainda não tinha processador, agora já tenho. Nunca fiz manteiga de amendoim mas já fiz de avelã 2 vezes (para fazer creme de avelã com cacau) e de sementes de girassol e correu bem (tirando ter estragado o processador, mas isso é um assunto completamente não-relacionado ;))
    Essa parece muito boa! Imagino a tortura... Também já descasquei 200g de nozes e, mesmo sendo só para 200g de miolo, foi uma valente seca :P Mas são incomparavelmente melhores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. A próxima que tenho na "lista" também é de avelã com cacau! :) Uma espécie de nutella caseiro! :)
      Fazer com a varinha mágica é que é preciso coragem!! Parabéns!! hehehe
      beijinhossss

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...