terça-feira, 8 de julho de 2014

Feijoada de Tofu



De vez em quando ainda sofro de desejos omnívoros... Há cerca de um ano e meio que me tornei vegetariana por isso acho que deve ser normal mas curiosamente não tenho desejos de carne mas sim de marisco! Lolol desta vez, apetecia-me feijoada de marisco... E saiu uma feijoada de tofu! ;)

Fiz com feijocas já que tinha cozido a mais e aproveitei para gastar, mas podem fazer com qualquer feijão, preferencialmente branco.
 

Ingredientes
250 gr de tofu bem firme cortado em pedaços
1 cebola grande picada
2 dentes de alho
1/2 pimento (misturei verde com vermelho) cortados em pedaços 
1 tomate grande, pelado e cortado em pedaços
2 chávenas de chá de feijocas cozidas
2 folhas de louro
1 c. Sobremesa de paprica
2 c. Sopa de azeite
3 cenouras descascadas, partidas as rodelas
1 alga kombu demolhada por 30 minutos (eu coloco sempre uma alga kombu a demolhar e a cozer com as leguminosas para as tornar mais digestíveis por isso aproveitei a que tinha cozido com o feijão)


Coloque numa panela coloque a cebola, o alho e o azeite e leve ao fogão até começar a ferver o azeite. Acrescente o tomate, a cenoura e o pimento, deixe cozinhar uns 2 minutos e acrescente 2 chávenas de chá da água da cozedura das feijocas (se não tiver acrescente água simples ou caldo de legumes). Deixe cozinhar por mais 3 minutos e acrescente o tofu, deixe em lume brando mais 5 minutos e acrescente a feijoca e sal a gosto. Desligue e pode servir simples ou com arroz. 

4 comentários:

  1. Parece muito bom :) Eu não sou vegetariana mas imagino que seja difícil isso de "não vou comer isto nunca mais". Acho que nunca ia sentir muita falta de carne, mas por exemplo aquela sensação de não ir comer nunca mais um hambúrquer, ou aquela comida daquele restaurante, acho que é maioritariamente por isso que eu admiro quem é vegetariano ou vegan. E também por terem de inventar no dia-a-dia quando muita gente prefere grelhar um bife :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou de facto muito boa, modéstia à parte, claro!! hehehe
      Eu tornei-me vegetariana por motivos de saúde e depois acabei por pesquisar muito, informar-me a fundo das coisas e perceber que era o melhor que poderia fazer pela minha saúde. A par disso, obviamente, encontrei muita informação sobre a forma cruel e desumana que os animais são tratados e percebi que estava a percorrer um caminho sem retorno. Nunca tentei converter ninguém mas sempre que me cruzo com alguém que quer saber mais sobre o assunto tenho todo o gosto em informar.
      O resto veio por acréscimo, agora é-me impossível olhar para um hambúrguer e ter vontade de o comer, por exemplo. Antes se tivesse um bife no prato, via isso mesmo, um bife. Agora não. Agora vejo hormonas de crescimento, antibióticos e toda uma panóplia de coisas que prejudicam a minha saúde... e sofrimento desnecessário. A vontade de "dar uma trinca" desapareceu, percebes? Por isso não é um sacrifício ser vegetariana.
      Além disso descobri tantos sabores e tantas combinações desde que eliminei a carne que acho que só ganhei em termos de diversidade de alimentos. A alimentação omnívora acaba por ser muito limitativa, pelo menos no meu ponto de vista...! :)

      Eliminar
    2. Olá!
      Agora a ler o teu comentário estava a pensar que posso ter sido "indelicada"... Porque percebo que depois de uma pessoa se tornar vegetariana até se "enoje" um bocado com a carne, seja por falta de hábito ou por saber o que é que aquilo significa. Mas o que eu queria sublinhar era mesmo o pensamento que se tem das restrições antes de uma pessoa se tornar realmente vegetariana, percebes? O peso da decisão do momento, mais do que no futuro... Desculpa se de qualquer maneira disse alguma coisa estúpida ou até pouco informada :P

      Eliminar
    3. Eu não levei a mal, nem tão pouco achei que tivesses sido "indelicada". :) Desculpa se te pareci de alguma forma "ofendida" lol
      E compreendo muito bem o que dizes, antes de o ser também achava difícil... E também não quer dizer que seja sempre fácil, o mais complicado vem mesmo com o enquadramento social que por vezes torna as opções de cada um mais difíceis de seguir!
      :) Mas a sério que o teu anterior comentário não me deixou qualquer constrangimento! :D
      bjnhos :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...